Pra quem ama cafungar: cheirinhos dos peludos

Pra quem ama cafungar: cheirinhos dos peludos

Você já se pegou falando com alegria do chulezinho do seu peludo? Ou dando aquela cheiradinha na cabecinha ou no cangote deles dormindo? Para alguns, o cheirinho do seu peludo pode ser quase uma aromaterapia: realinha o espírito e as emoções todas dentro do corpo! Agora, de onde vêm tantos cheirinhos diferentes? E será que o do nosso bichinho é diferente do outro mesmo? Segue o fio das curiosidades dos cheirinhos dos peludos:

Por que as patinhas têm cheiro de salgadinho?

Dependendo de quem fala esse cheiro pode ser de salgadinho, de chulé, de pão de queijo, ou até pipoca. Mas fato é que uma patinha canina ou felina pode ter cheiro diferente do resto do corpo: O cheiro das patas pode ser devido ao crescimento de microorganismos (bactérias ou leveduras), comuns em ambientes quentes e úmidos entre os dedos dos pés. É normal, mas caso perceba um cheiro acentuado ou alguma alteração, confira a saúde da pele do seu peludo.

O que é o cheiro de soninho?

Cães, gatos e humanos parecem emitir um cheirinho diferente quando dormem. Isso pode acontecer porque ao dormir a temperatura corporal e o metabolismo diminuem, fazendo com que o cheiro mude ligeiramente. Esse estado de sono pode acentuar 

Cheirinho de orelha

O cheirinho de orelha (saudável) é um gosto adquirido, apreciada por muitos tutores!
As orelhas dos podem ter um cheiro muito agradável! Um ouvidinho saudável, com a cera equilibrada e sem infecções, pode ter um cheirinho até adocicado - isso pode variar e ser mais acentuado em algumas raças. E claro, como temos falado antes: se você notar alguma alteração no cheiro ou na aparência das orelhas, consulte o veterinário: pode ser um desequilíbrio em termos de fungos, infecções e ácaros.

Cheiro de cachorro molhado…

Menos apreciado que os anteriores, o cheiro de cachorro molhado é usado também pra falar sobre o odor característico de roupas que não foram inteiramente secas, ou em ambientes com pouca ventilação. Mais uma vez, estamos falando de microorganismos! Quando o seu cão está molhado, a água pode reagir com os óleos naturais e as bactérias da pele, resultando em um cheiro reconhecível. E, indo além, cães com pelagens diferentes têm cheiros diferentes: pêlos curtos e grossos como de um labrador, cheira diferente dos cabelinho finos e longos de um maltês, já reparou?

Aquele bafinho da criança (ou do leão!) 

Aquele cheirinho de respiração, ou aquele cheiro forte que chega a derrubar. Por mais que amemos o nosso peludo bem perto, às vezes uma baforada pega a gente de surpresa. Quando mais suave pode ser a combinação de microorganismos naturais da boca do cão, junto à umidade do ar, e que pode ser influenciado de acordo com a dieta. Quando é mais acentuado, pode ser um ponto de atenção: o tártaro e a inflamação das gengivas cria um odor mais pungente, avisando que é preciso fazer uma limpeza e verificar demais situações da saúde do peludo.

O cheiro do meu cão/gato é mesmo especial?

Cães e gatos são criaturas fascinantes com perfis olfativos próprios e distintos, um cheiro único, e que pode variar por diferentes razões (de saúde, temperatura, hábitos, e diferentes regiões do corpo) - assim como humanos. Apesar de termos o olfato menos aguçado, esses cheirinhos deles muitas vezes são familiares e reconhecíveis para nós. Isso faz parte do que torna nossos amigos peludos tão interessantes! 
Enquanto pesquisadores do japão apontam o olhar como responsável pela conexão e afeto dos cães e seus tutores, pesquisadores americanos apostam no cheiro! Segundo uma pesquisa da Emory University (EUA), os pets amam seus tutores como se fossem tutores - a pesquisa concluiu que o olfato é o responsável, através do qual cães conseguem diferenciar odores e com isso reconhecer seus donos e outros animais familiares. Segundo os testes, ao sentir o cheiro do tutor o cérebro do peludo acionaria a sensação de bem estar e felicidade. 
Se isso vale para os cães… será que não vale para os humanos? É possível que sentir o cheirinho dos nossos peludos também ative positivamente a química dos nossos cérebros, trazendo sensação de alegria e afeto? O que acham? (por aqui suspeitamos que sim!)