Estereótipos de cães e gatos: a saga

Estereótipos de cães e gatos: a saga

Convocando os gateiros, cachorreiros e tutores de ambos para tira teima! São parecidos, ou são realmente tão diferentes? Bora brincar com alguns estereótipos e alguns dados, e vamos nos deixar levar no personagem - a gente promete que nenhum animal foi ferido nessa brincadeira:
Como dia e noite? 
tô pronto pro nosso cochilo da tarde, pai!
Será que o Rex tá pronto pra naninha quando seu tutor encosta a cabeça, enquanto o Félix tá explorando a casa à luz do luar? Bom, de fato gatos costumam ficar mais ativos no crepúsculo e no amanhecer. Quem tem em casa sabe que eles têm uma vida enquanto a gente dorme, mesmo que gostem de deitar juntinho - muitos até tentam acordar a gente aos MIAUUUS pra pedir atenção ou comida no meio da noite, pra ver se a gente anda bom do coração XD. Enquanto isso, a maior parte dos cachorros é mais ativo e brincalhão durante o dia e dorme bastante de noite - atrapalhando com um ronco, inclusive. Nada impede, é claro, todo mundo de cochilar durante o dia (especialmente num dia preguiçoso) ou bagunçar de noite.
Os coletores e os caçadores!
não vou pegar bolinha nenhuma, Márcia! vem cá e pega você mesma!
Cães nos ajudavam coletando, enquanto gatos nos ajudavam caçando, e parece que essa dinâmica ainda faz diferença. Quem nunca tentou (ou viu alguém tentar) jogar uma bola para um gato pegar e viu sua carinha de indiferença não sabe o que é humilhação! Claro, existem gatos que pegam bolinhas e existem cães que não fazem ideia do que você tá pedindo quando arremessa um brinquedo - mas é mais provável que você consiga se divertir jogando a bola, o frisbee ou o galho pro cão, enquanto brinca de caçar com penas ou laser com seu gato, do que o contrário.
Esporte em equipe ou individual? 
Ta bom assim? Márcia pega lá o sabão, bora minha equipe!
Cachorros vêm de uma organização coletiva e antes de serem domesticados já viviam e caçavam em matilhas, por isso costumam trabalhar em equipe pra resolver as coisas. É muito comum o cachorro se envolver na sua rotina, e “ajudar” você durante o dia. E tem coisa mais fofa que a cara dele querendo ser útil?! Gatos têm um comportamento mais independente e uma abordagem mais curiosa pra resolução de problemas, na maior parte das vezes vão descobrir sozinhos as soluções. E preferem observar a gente na rotina do que ser “úteis", mas não quer dizer que não estejam participando e curtindo. 
Quem é o segurança e quem é o agente secreto? 
Mwahaha, não existe missão impossível para mim, meu caro!
Gatos são silenciosos, são capazes de passar nas menores frestas e se apoiar em áreas minúsculas (e entre objetos delicados) sem cair ou derrubar nada. Se o mundo fosse uma armadilha com lasers, eles passariam com tranquilidade. Sem falar que têm rostinhos doces, porte aparentemente inofensivo, e levam armas retráteis escondidas nas patinhas mais fofas e delicadas. Ou seja, o agente secreto ideal! Já o cachorro costuma ser menos discreto, mais direto: se for pequeno vai ganhar na atitude, latindo, pulando e mostrando dentes até ser respeitado, e se for grande assusta só de estar lá parado, ou com o som do seu galope chegando perto. Tal qual um segurança, o cachorro não vai medir esforços pra proteger (mesmo quando não tem nem o tamanho nem as ferramentas). 
Quem é o carnívoro nessa dupla?  
jesusamado, Márcia! quer me matar do coração?!
O gato! Você sabia que um cachorro pode ser vegetariano, mas um gato não? Gatos são carnívoros estritos, porque não conseguem produzir alguns aminoácidos essenciais (taurina e arginina), então precisam consumir na dieta. Já os cães, onívoros como nós e seus amigos ursos, podem suprir suas necessidades nutricionais com outros grupos alimentares desde que bem equilibrados. E sim, gatinhos até podem consumir algumas frutas e verduras pontualmente (e você encontra alguns posts nossos sobre isso), mas proteína animal tem que ser prioritária na alimentação. Sempre consulte seu veterinário para qualquer alteração na dieta, viu? 
Quem fica mais esbaforido e por quê é o cão?
sou elegante demais pra suar, queridos
Gatos quanto cães reduzem a temperatura corporal da mesma forma, “transpirando” ao ofegar. Mas você já reparou que dificilmente um gato fica ofegante? Por que nunca vemos eles fazendo isso? Gatos percebem melhor suas mudanças corporais e não chegam no limite físico de superaquecimento, eles vão com mais calma e param pra descansar e se refrescar antes! ue não chegam ao limite físico pra precisar fazer isso. Já os cães costumam brincar e se exercitar de formas mais intensas, que frequentemente levam a um superaquecimento - inclusive a gente associa um cão ofegante pós brincadeira com um cão feliz. Aproveitamos o tema para uma dica de saúde: um gato ofegante pode estar mostrando estresse ou dor.
E o mais amoroso? Brincadeiras à parte, carinho é carinho
A fama do cachorro é de sociável, enquanto a do gato é de independente, certo? Sabemos que cachorros vieram de matilhas e foram domesticados há 40mil anos, enquanto gatos eram caçadores solitários que somente foram domesticados (ou nos domesticaram) há 12 mil anos… Mas cuidado com estereótipos! Isso não quer dizer que gatos não sejam sociáveis, carinhosos, brincalhões, ou não precisem de humanos - há gatos carentes, “conversadeiros” e que amam colo e dormir de conchinha. Assim como a tendência sociável canina não quer dizer que não existam cachorros independentes, que não gostam de colo e carinhos constantes, ou de conviver com outros animais, e que precisam de seu espaço pessoal.  Há todo um mundo de variações, e todos merecem atenção, amor e cuidado.

Você tambem pode gostar:

Ver todo